Com a chegada do inverno em Curitiba, o seu corpo não é o único que sofre com a chegada do frio… A bateria do seu carro também sofre!
Além de ser peça fundamental no funcionamento principal do carro, através do sistema de ignição que permite que seja dada partida, das funções de manter manter a rotação do motor, acender as lanternas e luzes do painel, a bateria também mantém todos os componentes elétricos e eletrônicos do carro em funcionamento, que geralmente são aqueles responsáveis pelo seu conforto, como ar condicionado, rádio, vidros elétricos. Por isso não dá para contar com a possibilidade de a bateria te deixar na mão, não é mesmo?
É para evitar as surpresas desagradáveis que possam acontecer, como dar partida no seu carro pela manhã e ele não funcionar, que existem os testes para baterias.
O que são os testes para baterias?
Trata-se de um procedimento que é executado para avaliar o funcionamento das baterias, diminuindo as chances de ser surpreendido pelo mau funcionamento delas. Ou seja, esse teste te ajuda a garantir que a sua bateria não acabará de repente e evitar gastos não programados com isso.
Como fazer testes para baterias?
A orientação é que esse tipo de procedimento seja realizado por um profissional para evitar quaisquer tipos de acidentes, já que na execução dele é necessário aplicar uma carga de alta tensão, e por isso devem ser tomados vários cuidados.
Como funcionam os testes para baterias?
O técnico realiza o teste utilizando um multímetro para primeiro fazer a medição da voltagem da bateria com o carro em repouso, e em seguida dá partida no carro para observar se ela está segurando a carga ou se apresenta alguma queda de valor significativo.
Sintomas de que a sua bateria precisa passar por um teste
Os principais sintomas são a dificuldade para dar partida e o mau funcionamento dos componentes elétricos e eletrônicos. Se identificar algumas dessas situações acontecendo no seu carro, entre em contato conosco para obter mais informações sobre como proceder!