A bateria é a peça responsável pela geração de energia para algumas partes específicas do carro. Sua mais importante função é na geração de energia que dá partida no motor, a chamada ignição. Mas além disso ela também é a responsável pelo funcionamento das peças elétricas e eletrônicas do veículo, tais como o painel, os faróis, setas e luzes de freio, o ar condicionado, rádio, luzes internas, os vidros elétricos, e outras partes que podem variar de acordo com o modelo. Por ser tão importante para o funcionamento do carro, se faz muito comum a seguinte pergunta: de quanto em quanto tempo devo trocar a bateria?
Se você for surpreendido com o término da bateria, se encontrará em uma situação em que precisará pedir socorro para conseguir sair do lugar com o seu veículo. Como ninguém gosta de passar por esse tipo de situação, é importante que a troca da bateria seja feita de forma preventiva. O tempo exato indicado para a troca vai depender do fabricante da peça, mas em geral o tempo varia entre 2 anos e meio e 4 anos.
Quando trocar
Quando a bateria está chegando ao fim, o carro dá alguns sinais, podendo ser desde o próprio indicador no painel à falha ou oscilação de alguma das luzes do veículo, e até mesmo a dificuldade para fazer o processo de ignição, que pode ser apenas uma leve sensação de que o motor está “pesado” na hora de ligar. Se você sentiu algum desses sinais, provavelmente seja o momento certo para fazer troca da bateria. Sempre lembrando que, para a sua segurança e do seu veículo, é importante que essa troca seja feita por um profissional.
Preservando a vida útil da bateria
Alguns hábitos simples podem ser decisivos para preservar e até mesmo prolongar a vida útil da bateria do seu veículo. Hábitos como não deixar o rádio ligado por muito tempo quando o carro estiver desligado, não deixar que o carro fique desligado durante um longo período e sempre dar partida com os faróis desligados.
Então em resumo: é importante cuidar da bateria para não precisar trocá-la com uma grande frequência, mas quando for necessário fazer essa troca, o ideal é que seja feita de forma preventiva por um profissional.