Se você não está familiarizado com este sistema, basta imaginar. Quando você para em um sinal vermelho o motor do seu automóvel desliga, mas outros componentes essenciais continuam a funcionar, como o sistema de ar condicionado, direção hidráulica, freios, sistema de som, etc.
Quando você tira o pé do freio para pisar no acelerador, o motor é reiniciado e você segue seu caminho alegre. Em um veículo com transmissão manual, o sistema opera a partir do pedal da embreagem em vez do freio.
Já dá para imaginar que um sistema assim vai exigir muito mais da bateria do seu veículo, não é mesmo? O Varejão das Baterias vai apresentar para você esse sistema e suas principais características.
Economia de combustível e bateria
Os fabricantes de automóveis e a comunidade de engenharia dizem que a tecnologia start-stop melhora a economia de combustível em 5% a 10%. E como isso acontece porque o motor fica literalmente desligado, para funcionar, a mecânica do sistema start-stop, os veículos possuem baterias maiores, o que é essencial, pois todos os acessórios funcionam estritamente com bateria no momento da parada do motor .
Quais são os benefícios do start-stop?
Em primeiro lugar, reduz a poluição. Um carro em ponto morto cria poluição sem sentido e, ao desligá-lo, você não estará emitindo absolutamente nada de poluentes. A poluição é um problema crescente em muitas vilas e cidades, então cada pequena redução ajuda. Em segundo lugar, há uma economia de combustível a ser alcançada. Realmente não é uma grande quantia, mas ao longo do tempo, é até considerável.
Mas se a maior parte de sua direção estiver em tráfego de parada, tudo isso vai se somar. Um terceiro pequeno benefício é que é mais silencioso e relaxante sentar-se em um carro que não está zunindo em ponto morto.
Resumindo
Se o carro que você está considerando tem o sistema e você não sabe se vai se habituar, certifique-se de que ele pode ser desligado. Além disso, ao fazer o teste de direção de um veículo, pergunte sobre o sistema, porque dependendo do clima, ele pode não funcionar no test drive. Muita gente descobre o sistema dias após a compra do veículo.